O marketing business-to-business, também conhecido como marketing B2B, destina-se a empresas que vendem seus serviços e produtos para outras organizações e empresas, em vez de consumidores individuais. Essa abordagem de marketing é diferente do marketing B2C, que geralmente visa clientes para seus produtos ou serviços.
Em vez disso, no marketing B2B, compradores e vendedores são empresas.
Por exemplo, uma empresa que cria software de gerenciamento de relacionamento com o cliente ou ferramentas de colaboração em equipe comercializará seu software para outras empresas que podem melhorar sua comunicação e gerenciamento de clientes por meio de seus aplicativos.
Da mesma forma, se um fabricante produz produtos e deseja vendê-los a atacadistas, ele também se envolverá com o marketing business-to-business. Ele executará campanhas de marketing business-to-business para atrair atacadistas que podem comprar seus produtos a granel e depois vendê-los a clientes em potencial.
Um plano de marketing business-to-business eficaz visa as necessidades de toda a organização em vez dos clientes finais. Uma estratégia de marketing B2B adequada sempre será adaptada para um determinado público.
As equipes de marketing B2B podem ajudar as empresas a encontrar maneiras eficientes e eficazes de crescer da melhor maneira possível.